domingo, 13 de setembro de 2009

UM EXEMPLO DE CIDADÃO

Em 1993, um cidadão brasileiro mobilizou todo o País com uma idéia muito simples para atacar um problema muito sério. O cidadão? Herbert de Souza. O problema? A fome de milhões de brasileiros. A idéia? Solidariedade. Numa campanha que atingiu o Brasil inteiro, que se espalhou por milhares de comitês estaduais, e germinou como semente boa jogada em terra fértil, Betinho consagrou-se cidadão ao despertar cidadãos.



Para que sua luta tivesse êxito seria necessário o apoio efetivo da sociedade civil e do Estado. Infelizmente, a fome ainda está viva.


Betinho, contudo, não se intimidou com o tamanho do problema. Olhou à sua volta e fez o País inteiro redescobrir o quanto é importante olhar além do próprio umbigo. Foi às ruas, à imprensa, ao governo. Falou com políticos, empresários e com o povo.


O número, em torno de 32 milhões de pessoas, difícil até de imaginar quanta gente isso representa, saiu de um estudo feito pela Comissão Econômica para a América Latina, Cepal, produzido em 1986, para quantificar os miseráveis de cada um dos países estudados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário